Amazon

Banner 728x90

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Durin: As origens de Thorin



 Gandalf enfrenta o Balrog de Moria (Em "O Senhor dos Anéis)

No filme “O Hobbit – Uma jornada inesperada”, conta-se que o poderoso orc Azog estava decidido a exterminar a linhagem de Durin e seu povo.
Quem, portanto, foi Durin?
Segundo as lendas dos anões, Durin foi o mais velho dos sete pais de sua raça. Ele teria despertado para a vida nas profundezas de Khazad-dûm (Moria, em “O Senhor dos Anéis), onde construiu um reino de grande riqueza e poder, resistindo às eras e aos ataques de Sauron.
Durin viveu centenas de anos, e conta-se ainda que seus descendentes lhe eram tão semelhantes que ele ficou conhecido como “Durin, o Imortal”.
Assim, quando Khazad-dûm já estava sob o reinado de Durin VI, sua população começou a diminuir, e devido à sua insaciável busca pelo raro e valiosíssimo mithril (um metal “leve como prata e resistente como aço”, do qual era feito o colete que salvou Frodo do golpe de lança do Troll em “A Companhia do Anel”), escavaram muito profundamente, despertando uma terrível criatura da Primeira Era, um Balrog (o qual é derrotado por Gandalf em A Companhia do Anel), quem matou Durin VI e encerrou os dias de esplendor de Moria, que desde então foi ocupada por orcs e nunca mais teve um descendente do velho rei em seu trono de pedra.
Quando o exército de Thorin e seu pai venceram a Batalha de Azanulbizar (ver post anterior), este queria ocupar Khazad-dûm, mas foi prevenido de que “a ruína de Durin” o estaria esperando.
Não se sabe ao certo se Dain Pé-de-Ferro (ver post anterior) se referia ao próprio Balrog, que pode ter visto quando esteve diante dos portões abertos de Moria para enfrentar Azog, ou se foi simplesmente uma forte intuição.
Mas o fato é que Durin, assim como todos os pais das sete casas dos anões, recebeu um anel mágico de Sauron para, como é contado em O Senhor dos Anéis, escravizá-los e levá-los para a escuridão.
A questão é que os anões se mostraram mais fortes do que as outras raças para cederem à magia de Sauron. O anel não prolongava suas vidas, não subjugava suas vontades, nem os reduzia a sombras, como aconteceu aos nove reis dos Homens (os Nazgûl, espectros do Um Anel).
O único efeito adverso que anel produzia era aumentar sua cobiça por ouro e riquezas, que no caso de Thrór, o rei de Erebor sucessor de Durin e avô de Thorin, inflamou sua paixão pelo ouro (como mostrado no filme, o que atraiu Smaug e a destruição de Erebor); e no caso de Durin VI, a ambição por mithril, o que levou ao despertar do Balrog das profundezas da terra onde certamente fora aprisionado durante a Primeira Era, arruinando igualmente seu reino.
De qualquer modo, os anéis de Sauron podem ter levado os anões à sua destruição, mas jamais à servidão. Por esta característica indomável, Sauron os perseguia e detestava especialmente.
Fonte: O Povo de Durin, Apêndices de O Senhor dos Anéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário