Amazon

Banner 728x90

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Gollum e o Anel: Duas vontades, um só destino



DUAS VONTADES, UM SÓ DESTINO

Quando Isildur, senhor de Gondor, derrotou Sauron arrancando-lhe o Um Anel da mão e tomando-o para si, ao invés de destruí-lo para sempre nas chamas da Montanha da Perdição, ele ignorava que a joia era mais do que um objeto carregado de magia negra: ele era a própria vontade e força de Sauron.
Exatamente por isso, Isildur pagou com a própria vida, quando o Anel escorregou-lhe do dedo revelando-o para os orcs que o caçavam, mergulhando nas profundezas de um rio até ser recuperado por um hobbit chamado Déagol, quem pescava na companhia de seu amigo Sméagol.
Tal como fizera com Déagol, o brilho do Um Anel seduziu Sméagol de tal forma que possuí-lo tornou-se seu único desejo desde então, ainda que para tanto devesse matar seu amigo e praticar outras coisas terríveis.
Sméagol também ignorava a força maléfica do anel, e não demorou para que ela surtisse seus trágicos efeitos naquele pobre ser.
Desfigurado, em farrapos, e rejeitado pelos seus, tudo o que restou a Sméagol, que passou a ser conhecido como “Gollum” pelo som que deixava escapar de sua garganta, foi rastejar para as profundezas escuras das montanhas, onde por séculos dedicou atenção exclusiva ao seu “precioso”, o anel que ele passou a amar acima de qualquer coisa, até de si próprio.
Como foi dito, o anel tinha vontade própria, e seu maior desejo era voltar para a mão de seu mestre, Sauron. Gollum, em sua cobiça pura e simples, havia ficado tempo demais com ele, e nada mais pretendia  a não ser usá-lo para seus propósitos mesquinhos.
Então, mais uma vez, o anel abandonou a mão que o carregava, surgindo no caminho de outro hobbit: Bilbo Bolseiro.
Seu destino como portador do Um Anel seria mais feliz do que o de Sméagol, quem, apesar de sucumbir ao seu poder maligno, demonstrou ter uma vontade superior – graças à obsessão de Gollum, o Um Anel não apenas ficou praticamente fora do alcance de Sauron por mais de 500 anos, como a acabaria por encontrar o seu fim.
Fontes: O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien.

Nenhum comentário:

Postar um comentário